Uma marca é a personalidade de um produto, serviço ou empresa e como ela se relaciona aos círculos eleitorais-chave: Clientes, Funcionários, parceiros, investidores, etc Algumas pessoas distinguir o aspecto psicológico de uma marca a partir do aspecto vivencial. O aspecto experimental consiste na soma de todos os pontos de contacto com a marca e é conhecida como a experiência da marca. O aspecto psicológico, por vezes referido como a imagem de marca, é uma construção simbólica criada na mente das pessoas e é composto por todas as informações e expectativas associadas a um produto ou serviço.
As pessoas envolvidas na criação de marcas procuram desenvolver ou alinhar as expectativas por trás da experiência de marca, criando a impressão de que uma marca associada a um produto ou serviço tem certas qualidades ou características que o tornam especial ou único. Uma marca é, portanto, um dos elementos mais valiosos em um tema de propaganda, pois demonstra que o proprietário da marca é capaz de oferecer no mercado. A arte de criar e manter uma marca é chamado de gestão de marcas. Orientação de toda a organização para a sua marca é chamado de orientação da marca.